quarta-feira, 18 de junho de 2014

Feliz Aniversário

Entra ano e sai ano, todo dia tem alguém de aniversário. Hoje em dia, o Facebook acusa diariamente um ou dois nomes, quando não três ou quatro... e sempre que leio ou escuto a expressão "Feliz Aniversário", me pergunto se realmente as pessoas consideram suas entrelinhas.

A passagem do nosso aniversário está diretamente atrelada às fases da nossa vida. Mesmo que a gente não perceba, a nossa idade diz muito sobre quem somos. Basta pensar na criança que faz 10 anos ou na menina que faz 15. E o adolescente que faz 18?! Um ano, um número e uma grande mudança que acontece da noite para o dia. E de repente, 20 ou 30!! Fora a fase dos "enta"?! Dizem que é a melhor fase, mas é interessante perceber que quem diz isso é porque já entrou nela. =)
Seja qual for a fase e a idade que temos, aniversários são sempre aniversários! Eles acabam nos provocando a mesma reflexão: "Mais um ano!". E quantos mais aniversários celebramos, mais críticos tendemos a ficar sobre este "ano a mais".

A comemoração de um aniversário é uma tradição secular e vem carregada de significados e "rituais". Cartões e presentes ou simples frases nas redes sociais. E tem quem não dispense uma festa com bolo, velinhas, balões e "parabéns". Reservados ou grandiosos, desejados ou não... o dia do nosso aniversário nunca é um dia qualquer! Eu amo aniversários, principalmente o meu!

Mas a frase do dia é "feliz aniversário" porque nós não dizemos "bom aniversário!", mas sim desejamos o "FELIZ aniversário". Todas as vezes que escuto, leio ou digo "feliz qualquer coisa" para alguém, penso em uma história sobre a felicidade. Felicidade que o dicionário define como uma qualidade ou estado de feliz, mas que eu associo a tantas outras qualidades ou "estados" de ser. Lembro-me sempre da história sobre a Família da Felicidade, desses textos de autores desconhecidos que circulam na internet.

Tal história diz que a Felicidade é casada com o Tempo, tempo que reconstrói corações, cura machucados e vence a tristeza. Eles tiveram três filhos: a Amizade, a Sabedoria e o Amor. A Amizade é uma menina linda, sincera, alegre, une as pessoas e pretende nunca ferir, mas sempre consolar. A do meio é a Sabedoria, culta e íntegra, muito apegada ao pai. O caçula é o Amor. Conta a história que este é o que dá mais trabalho, pois é teimoso e as vezes temperamental, quando não é impulsivo. Mas também é delicado e sonhador, por vezes inconsequente. Embora seja o mais complicado, diz que é o mais lindo de todos e que somente seu pai consegue resolver os estragos que ele provoca. 
Nesta família, eu acrescento ainda uma irmã para a Felicidade: a . E um sobrinho também: o Diálogo. A é forte e segura, além de misteriosa. Ela simplesmente confia, sem se abalar. É a madrinha do Amor. Seu filho, o Diálogo é curioso, hora silencioso, hora crítico e problematizador. Ele tem o poder da palavra dita e se andasse sempre com sua prima Sabedoria, causaria menos problemas para seu tio resolver.

Portanto, que ao desejarmos "Feliz Aniversário" para alguém, que consigamos realmente expressar nosso real desejo implícito nesta pequena expressão. Desejos de sinceras amizades e diálogos verdadeiros; de pensamentos e ações acompanhados de sabedoria; de dias inabaláveis repletos de fé. E tudo isto dentro de um tempo que seja paciencioso e que, na complexidade do amor, seja intenso produzindo diariamente a força do viver! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário